~~Já viram o filme " A importância de se chamar Ernesto"?
e.....
Porquê Noélia?
Dias depois do meu nascimento, fui registada pelo meu pai e por um casal amigo dele os quais foram meus padrinhos ; Bernardino Marreiros (cabo da GNR) e Violante Marreiros (doméstica).
A amizade dos meus pais com estes que foram meus padrinhos de registo e que nunca chegaram a ser de baptismo (não uso acordos ortográficos), manteve-se por toda a vida deles.
Quando já era crescida ( 17 anos)e vivia no norte de Portugal, chegámos a passar férias em Albufeira na casa dos meus padrinhos que era dentro do Quartel da GNR, sendo nesta altura sargento.Este casal tinha dois filhos bastante mais velhos que eu: a Bernardete e o Reginaldo.
(Sei que não lhes interessa nada disso mas os meus filhos certamente adorarão ler todos os detalhes).
Quando aconteceu o meu registo de nascimento, a minha mãe tinha escolhido para meu nome próprio Lourdes Maria. Gostava muito de Lourdes e não queria Maria para 1º nome porque , dizia ela, se fosse o primeiro nome iam chamar Bia e ela não gostava (as minhas duas irmãs também têm Maria como 2º nome) . Aconteceu que apesar de existirem muitas Lourdes em Portugal nessa época, quando me registaram estava a ser recusado por ser um nome francês.
Quem ficou muito feliz ao ouvir isso foi a minha madrinha que sempre quis que me pusessem o nome dela: Maria Violante mas, o meu pai mais uma vez não quis pois nem ele nem a minha mãe gostavam desse nome (ainda bem, pois também não me agrada). O meu pai estava "perdido" sem saber que nome me dar (a minha mãe estava em casa comigo e não havia telemóvel.... risos) pois eu era para ser rapaz e não rapariga e daí só se lembrar de nomes de menino...
Ele disse para a menina do Registo:
_E agora, já tivemos a Maria Gentil (morreu com problemas de coração com 5 dias) , temos a Célia Maria (que tem mais 18 meses do que eu), esta era para ser menino, que nome lhe hei-de dar?
Então, a menina do Registo sugeriu que me pusessem o seu nome Noélia.
E, fiquei Noélia Maria!
Recent comments