Saudade

 

Saudade

Portuguese

A realidade é esta: o tempo não cura tudo, mas ajuda a esquecer.

A recordação daquele dia ainda é dolorosa para mim, mas vai custando um pouco menos à medida que o tempo vai passando. São agora outras memórias que doem mais, que custam mais a recordar. Não sei ao certo dizer porque são tão dolorosas, mas arrisco-me a argumentar que, quando penso naqueles momentos, penso também que nunca mais os vou poder viver. Nunca mais vou poder olhar-te nos olhos, sentir o teu cheiro ou o teu calor; nunca mais vou poder contar-te como foi o meu dia, enquanto jantamos; nunca mais vamos poder dar longos passeios e lanchar naquela pastelaria que tu tanto gostavas; nunca mais te vou ver...

E é tudo isto que faz com que recordar-te seja doloroso.

Penso sempre na palavra "nostalgia", mas é mais do que isso. É mais do que saudade, é mais do que aquilo que consigo explicar.

A realidade é esta: não custa menos porque passou muito tempo. Custa mais, muito mais! A saudade é maior e o sentimento não diminui. Mas a vida continua e nós adormecemos a nossa dor, o sentimento, a saudade e até as recordações. E nos momentos mais difíceis, naquelas horas mais sombrias, a dor, o sentimento, a saudade e as recordações regressam e sentimo-nos esmagados por essa sensação. Desejamos, do fundo do nosso coração, que as coisas fossem diferentes e que essa pessoa pudesse estar connosco naquele momento. Mas sabemos que tal é impossível, por isso, enxugamos as nossas lágrimas e voltamos a adormecer os nossos sentimentos.

Por vezes, quando a dor é muito grande, fecho os olhos e imagino que sou outra vez criança. Imagino que tu estás comigo e penso na imensidão de coisas que podemos fazer, porque temos tempo; porque tu não vais embora e eu sou apenas uma criança. Recordo os momentos todos que passámos e sou feliz! Sou feliz por ter tantos momentos bons para recordar! Sou feliz...

Mas a saudade... Esse é o sentimento que vai ficando cada vez mais forte. É o sentimento que nunca vai desaparecer. Enquanto viver, enquanto te recordar, vou sentir sempre saudade.

 

Género: 
Top