Analisar um texto não é fácil para algumas pessoas, principalmente quando esse texto faz parte de uma avaliação de alunos das séries iniciais. Muitas vezes o professor quer que o aluno conte com suas palavras determinados trechos de uma estória, para testar a capacidade de interpretação dos seus alunos.
Certo dia, meu filho chegou em casa indignado com uma questão que havia caído na prova de português. A questão era a seguinte: a professora havia contado uma estória e queria saber como ela terminava. Meu filho então respondeu o seguinte: se você já sabe, por que vou te contar?A professora considerou a resposta errada. Eu deveria ter ido conversar com a professora e sugerir que ela formulasse a pergunta de outra forma, como por exemplo:
- Você concorda com o final da estória?
- Que outro final você daria para essa estória? E assim por diante. Isto faria os alunos criarem diversos finais para a estória, o que seria muito mais interessante, porém daria muito mais trabalho para a correção.
Muitas vezes criei situações em sala de aula, solicitando aos alunos que cada um me dissesse uma palavra qualquer e ia escrevendo no quadro negro. Depois pedia a eles que selecionassem seis ou mais palavras e a partir de suas escolhas, escrevessem uma estória em que todas as palavras selecionadas precisavam constar da estória. Surgiram muitas e muitas estórias e os alunos ficaram entusiasmados em representar em forma de quadrinhos a estória inventada por eles. As crianças adoraram essa atividade e foram muito felizes em apresentar suas estórias.
Este conto é uma forma de prestar minha homenagem a todos os professores que fizeram parte da estória de cada um de nós.
Débora Benvenuti
https://ilusoesdeoutono.blogspot.com/2020/10/se-voce-ja-sabe-por-que-vou-te-contar.html
Recent comments