O que é real? O que é ilusão?
Como posso saber o que é real em relação à sociedade, emoções, acontecimentos, atitudes, verdades e mentiras, se tudo acaba por ser uma teoria no meio de milhões de outras teorias? A teoria é inventada pela mente humana, logo não há uma verdade concreta que explique a realidade. A própria realidade deve ser posta em causa ou dúvida pois cada um a vê de maneira diferente. Ou cada um imagina ter a sua própria realidade e essa realidade foi criada através de pensamentos baseados em acontecimentos que foram vivenciados no passado. Então, observando tudo isto, qual é a realidade real? A verdadeira? Será que ela existe?
Nenhuma realidade da mente humana é real pois foi criada pela própria mente (fruto da sua imaginação) ou através de outras realidades criadas em outras mentes (e mesmo assim a mente apenas baseia-se nas ideias dessas outras mentes, não podendo criar as mesmas realidades que elas mas sim uma realidade geral baseada na ideia que a mente imaginou ser a realidade dos outros).
Se nada é real, todo o sofrimento é totalmente em vão, desnecessário e toda a felicidade é apenas um estado ilusório em que mergulhamos para vivermos a realidade que criamos com sentimentos e emoções positivas, sentimentos e emoções que são apenas a resposta ou reação ao estado ou à realidade que a nossa imaginação criou.
E se nos questionássemos sobre tudo isto e chegássemos ao nada que existe entre as realidades criadas? O centro, o vazio, o levantar dos véus. Talvez é nesse nada que se encontra a verdadeira paz e que se aprende a ser um mero observador das realidades ilusórias da vida. Aliás, da vida não pois esta vida que falo é fruto da minha imaginação, mas sim da mente que cria quando está em vida pois acredito que a vida não é nada daquilo que pensamos ser. Acredito que a vida não pode ser descrita ou sequer pensada. Apenas sentida e isso só se consegue atingir através do nada que existe entre as realidades. O silêncio, o vazio total.
Acredito que sim… Mas o acreditar é um conjunto de ideias fixas que me fazem sentir bem porque coincidem com outras ideias que estão enraizadas na minha mente e a junção de ambas faz-me sentir a segurança de uma lógica que explica a minha existência e isso só causa em mim essa sensação de segurança (que não passa de uma ilusão) porque vivo perdida no vazio solitário que a minha mente me faz sentir ao interrogar a minha própria existência no meio da realidade que ela criou. Mas também acredito que tudo isto seja ego pois só o ego se preocupa com a importância de existir, a alma apenas deixa-se ficar pelo nada.
É como se a junção de ambas as ideias me fizesse sentir (mentalmente) a lógica das respostas que procuro, mas sendo a lógica algo mental nada disto que escrevo é real mas sim um universo de pensamentos criados pela minha própria mente ou talvez por uma mente coletiva… Talvez nem tenhamos uma mente, uma mente só nossa mas sim a ligação entre todas as mentes. Como se cada mente fosse uma partícula de uma mente coletiva. Sim… Uma mente coletiva. Por isso é que a evolução do ser humano depende muito da limpeza mental, para que todas as partes que constroem a mente coletiva se comecem a purificar originando um resultado final absolutamente evolutivo e fascinante (onde irá nascer a consciência, o amor incondicional, a humildade, a compaixão, o bem querer de nós mesmos e do próximo etc).
Só estou na realidade quando não penso. Mas como posso ter a certeza de que esta conclusão é verdadeira se foi pensada?
Sentir… O melhor é sentir… Mas sentir da alma! Não da mente nem do ego. Sentir da alma. É lá que existe o nada onde mergulhamos na paz que nos permite apenas observar os acontecimentos das realidades criadas na mente da vida e adquirimos a sabedoria de permanecer na origem da essência e não nos deixarmos envolver/manipular emocionalmente ou mentalmente por elas.
E como é que eu sei que isto é real?
Porque agora foi a alma a falar por mim. Alma que nem é minha, apenas é uma pequena parte de toda a existência. E a existência é real pois se não fosse… Como existiria?
Esqueçam, tudo isto é mentira, tudo isto é verdade… Tudo isto é criação da mente… Tudo isto é manifestação da alma.
E melhor do que tudo isto… É o nada.
Laura Mendonça
Recent comments