Primary tabs
Nazaré Álvares
Sobre mim
NAZARÉ ÁLVARES
Embora a pintura seja, atualmente, a minha principal atividade artística, expondo regularmente, tanto individual como coletivamente, desde 1994, esta estende-se à ilustração e banda desenhada. Nestas áreas,destaco a colaboração com o semanário “Independente” (que marcou o jornalismo e a sociedade portuguesa nos anos 90) e na revista LX Comics, além de ter obtido vários prémios nacionais nos anos 80 e 90. Sou um dos autores mencionados no livro “Os Comics em Portugal – uma história da banda desenhada”, de António Dias de Deus.
Entre 1996 e 2009, trabalhei com a galeria Alvarez, uma das mais antigas e marcantes galerias de arte em Portugal e a mais antiga ainda em atividade no Porto (agora encerrada por tempo indeterminado)
Se o domínio do desenho e o gosto pelo figurativo são determinantes na minha apetência para a banda desenhada, são também dois aspetos estruturantes da minha expressão pictórica. Apesar do caráter figurativo e da carga narrativa que este acarreta, a plasticidade é o principal valor expressivo que exploro nas minhas telas.Todavia, e apesar da atitude exploratória que caracteriza a minha metodologia de trabalho, não renuncio por completo a uma certa conceptualização, como é possível verificar através das mais recorrentes temáticas e soluções formais, estéticas e até semânticas que têm marcado a minha produção, como o imaginário dos filmes de James Bond, do futebol ou dos prospetos publicitários dos supermercados. Estas referências ao imaginário da sociedade de consumo, bem como uma certa ironia e humor subjacentes, valeram-me, em 2003, a classificação, no jornal alemão Die Welt, de "referência da Pop Art portuguesa". Mantenho-me, contudo, aberta a outros estímulos e influências, bem distintos dos mencionados, como é o caso da estética da natureza morta barroca ou do naturalismo. Considero que o meu trabalho é, essencialmente, o resultado de uma constante tentativa de conciliar referências e procedimentos aparentemente inconciliáveis. Assim sendo, e sem deixar de manter uma postura declaradamente contemporânea, assumo-me numa posição de continuidade do legado da pintura ocidental, dos classicismos aos expressionismos, colocando no ato pictórico e na pesquisa plástica a tónica da produção artística.
Biografia
NAZARÉ ÁLVARES
Natural das Minas da Borralha (Montalegre, Portugal), onde nasci em 1965. Vivo no Porto, onde fiz o ensino secundário na Escola Secundária Soares dos Reis e a licenciatura em Artes Plásticas - Pintura, na Faculdade de Belas-Artes do Porto. Presentemente, sou membro da Direção da Cooperativa dos Artistade Gaia.
A minha atividade artística estende-se, esporadicamente, à ilustração e banda desenhada. Paralelamente à atividade artística, sou professora de Artes Visuais na Escola Secundária Inês de Castro, em Vila Nova de Gaia.
Exposições Individuais
2015 - “Hors d’ oeuvres”, Galeria Por Amor à Arte, Porto - Portugal
2012 - “A Vida Moderna”, Casa Barbot – V. N. De Gaia - Portugal
2009 - “Jovens Valores da Pintura”, Galeria Cor Espontânea, Porto - Portugal
2008 - Galeria Ditec, Lisboa - Portugal
2007 - “Sistemas de Observação”, Galeria Alvarez, Porto - Portugal
2006 - “Reality shows”, Galeria Espaço Público, Viseu – Portugal
- “Inside out”, Galeria Alvarez Sala3, Porto – Portugal
2005 - “Das Geheimnisvolle. Das Heilige”, Hospitalhof Stuttgart, Stuttgart – Germany
2004 - "Lost and Found", Galeria Alvarez, Porto – Portugal
1999 - "Publicidade não endereçada", Galeria Alvarez, Porto – Portugal
1996 - "Missão Impossível", Galeria Alvarez, Porto – Portugal
1994 - "The spy who loved me", Galeria Por Amor à Arte, Porto – Portugal
Exposições coletivas selecionadas:
2016 - Onda Bienal em Cerveira - V. Nova de Cerveira - Portugal
- Onda Bienal em Gondomar - Portugal
- "H2O - Água" - V. Nova de Gaia – Portugal
2015 - Tributo à Arte Bruta - V. Nova de Gaia – Portugal
- 1ª Bienal de Arte de Gaia, V. Nova de Gaia – Portugal
2012 - “Cinco Séculos de Desenho na Coleção da Faculdade de Belas Artes da U.Porto”, Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), Porto - Portugal (“Resultado da reunião de mais de 300 peças – muitas das quais nunca antes expostas ao público - pertencentes ao acervo da FBAUP, esta mostra propõe um percurso único desde a Florença do Renascimento [incluindo desenho original de Leonardo da Vinci] até ao Porto do século XXI.”)
2006 - “Warm Up – New Positions”, VonderBank ArtGalleries”, Berlin, Germany
- “H2O” – Fondation Calouste Gulbenkian, Paris - Portugal
2001 - "(+ de) 20 Grupos e Episódios no Porto do Séc. XX", Galeria do Palácio, Porto – Portugal
- Primo Liceo Artistico Statale di Torino, Torino – Itália
- "Oporto-Moguer-Oporto", Galeria Fernando Serrano, Moguer – Espanha
- "Jóvens Artistas de Galicia y Norte de Portugal", Vigo – Espanha
- "Tagebuch einer Reise I", Galerie Horschik & Schultz, Dresden – Alemanha
- "Tagebuch einer Reise I", Galerie Michael Schultz, Berlim – Alemanha
1998 - "Fundação Radar - Universos Paralelos (e outros)", Cooperativa Árvore, Porto – Portugal
Desde 1995 - participação, em representação das galerias Alvarez e Por Amor à Arte, em diversas feiras de arte, nomeadamente: ARTE LISBOA (Lisboa, Portugal), ART FRANKFURT (Frankfurt – Alemanha), ART JONCTION (Nice – França) e ART COLOGNE (Colónia, Alemanha).
Estatísticas do membro
- user: Nazaré Álvares
- Conteúdos: 1
- Visualizados: 2416
- Comentários: 0